Ginecomastia

voltar

A ginecomastia refere-se ao aumento da glândula mamária no sexo masculino . A principal causa é desconhecida ou idiopática, no entanto, algumas situações de alterações hormonais quer fisiológicas , como a adolescência ou senilidade, ou medicamentosas , como o abuso de hormônios ou drogas ilícitas, podem contribuir para a situação.Vale ainda lembrar, que o paciente deve passar por uma avaliação criteriosa uma vez que algumas doenças possuem no seu quadro clinico a ginecomastia.

Uma situação bastante comum atualmente é a alteração das glândulas mamárias após grandes perdas de peso , essa situação conhecida como pseudoginecomastia geralmente demanda tratamento similar ao da ginecomastia verdadeira.

O tratamento varia desde a lipoaspiração a técnicas combinadas a depender do grau de ginecomastia e qualidade e poder de retração da pele.

Tipo de Anestesia

Varia desde local com sedação, geral ou peridural a depender do grau da ginecomastia e avaliação pré- anestésica prévia.

Tempo de Duração

Em média , 90 minutos.

Período de Internação

Em média, 24 horas.

Evolução Pós Operatória

Após o procedimento o paciente é liberado com a orientação dos medicamentos e cuidados locais necessários, o inchaço aumenta nas primeiras 72 horas, que é o período de maior desconforto para o paciente. Após esses primeiros dias a cirurgia começa a estabilizar e diminuir o inchaço, drenagem linfática é benéfica e ajuda a acelerar esse processo. Os pontos são retirados após cerca de 10-15dias e o uso de uma malha compressiva tipo colete na região é obrigatória por no mínimo 60 dias. No final do primeiro mês o edema (inchaço) já diminuiu cerca de 70% e o paciente já está bastante feliz com o procedimento, mas o resultado final com a forma definitiva só acontece após a 6-12 meses.

O procedimento não costuma ser doloroso, sendo facilmente controlável a dor, com o uso de analgésicos comuns.

Cicatrizes

O tipo de cicatriz pode variar desde um pequena incisão de 1 cm no sulco mamário (para casos onde a ginecomastia é predominantemente gordurosa) a até cicatrizes semi lunares ao redor da aréola (quando é necessário retirar a glândula mamária mas não a pele excedente) e cicatrizes em L ou T ou transversa para casos mais severos.

Curativos

O paciente sai da clínica com a orientação de não mexer no curativo nos dois primeiros dias, no terceiro dia ele poderá tomar banho e realizar o curativo, que é feito com um antisséptico e compressas de gaze, qualquer orientação mais específica ao caso é dada quando da alta da clínica e é entregue por escrito para não haver dúvidas para o paciente.

Possíveis Complicações

Cada organismo reage de maneira diferente. Assim, na totalidade de pacientes há aqueles(as) que atingem um resultado ideal, enquanto outros(as) podem apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independentemente do trabalho médico ter sido feito com o maior zelo, perícia e cautela.

Entre esses resultados negativos que, felizmente, são raros, o(a) paciente pode apresentar:

1 Infecção

2 Necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa)

3 Necrose da pele

4 Deiscência de pontos – abertura dos pontos realizados

5 Trombose venosa – coagulação do sangue dentro das veias

6 Complicações anestésicas – conforme o tipo de anestesia realizada – podendo acontecer alergia a medicamentos(choque anafilático), hipertermia maligna, cefaleia (dor de cabeça) pós peridural, etc..

7 Complicações estéticas: cada pessoa tem um tipo de cicatrização e são exemplos de complicações estéticas o aparecimento de quelóides, hipercromia de cicatrizes (escurecimento das cicatrizes), irregularidades da área operada, etc

Recomendações Pré Operatórias

• Comparecer a DERMALIFE um dia antes da cirurgia para últimos esclarecimentos , fotografias e marcação cirúrgica.

• Comunicar até 2 dias antes da cirurgia, qualquer ocorrência, tal como gripe, indisposição, febre, período menstrual, etc.

• Internar-se no hospital/clínica, obedecendo ao horário indicado na guia.

• Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer,bem como AAS e ginkobiloba, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico (o que inclui também os diuréticos).

• Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia.

• Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros por um período aproximado de 3 semanas.

Recomendações Pós Operatórias

• Evitar levantar os braços ou pegar peso nos primeiros 30 dias após a cirurgia – essa recomendação é diferente para pacientes com diversos graus de ginecomastia, devendo ser mais rigorosa para os casos mais severos.

• Realizar os curativos diariamente de acordo com as recomendações.

• Usar o colete compressivo pelo período mínimo de 60 dias.

• Não se expor ao sol por pelo menos 90 dias e após, somente com o uso de filtro solar.

• A realização de drenagem linfática pós-operatória é obrigatória, pois ajuda em muito a recuperação pós-operatória, antecipando a recuperação e o aparecimento do resultado para a paciente.

Nota Importante

Toda cirurgia envolve risco e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar retoques.

Galeria de Fotos

Devido ao respeito as normas éticas estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina(CRM),que proíbe a exibição de fotos de pacientes do tipo pré e pós operatório , fornecemos o seguinte link com finalidade meramente ilustrativa:

http://www1.plasticsurgery.org/before_and_after_photo_gallery/?procedure=Male_Breast_Reduction_Surgery

Ir ao topo