Lipoaspiração/Lipoescultura

voltar

A lipoaspiração é um dos procedimentos em cirurgia plástica mais realizados em todo o mundo. A técnica consiste em retirar o excesso de gordura, geralmente das camadas profundas de determinadas áreas corporais , através de um aparelho de sucção ou seringas. Por sua vez, a lipoescultura consiste em utilizar a própria gordura retirada para modelar partes do corpo ou preencher depressões.

Ambas são procedimentos que podem ser realizados isoladamente ou associados com outras intervenções, tais como as plásticas totais ou parciais de abdome ou de face. A técnica de lipoaspiração é consagrada dentro do arsenal da cirurgia plástica, com indicações precisas para correção do contorno corporal em relação à distribuição do tecido adiposo subcutâneo. A cirurgia de lipoaspiração não tem indicação para emagrecimento e não substitui a prática diária de exercício e os bons hábitos alimentares para este fim.

Tipo de Anestesia

Dependendo da extensão da área corpórea,varia desde anestesia local com sedação á anestesia geral.

Tempo de Duração

Depende da área a ser tratada pode variar de 30 minutos á 3horas.

Período de Internação

Varia de 2horas á 24horas , a depender da extensão da área a ser tratada e se foi associada ou não a outro procedimento .

Evolução Pós Operatória

A lipoaspiração é considerado uns dos mais incômodos procedimentos dentro da cirurgia plástica , uma vez que pode trabalhar em grandes áreas corporais , no entanto a dor é variável de paciente para paciente , uns apresentando um alto limiar para dor e outros não . O fato é que o maior incomodo é restrito aos três primeiros dias após a cirurgia sendo bem tolerada e tratada com o auxílio de analgésicos e aliviada com o repouso adequado. E comum a presença de áreas arroxeadas , equimóticas , nas áreas operadas que correspondem a infiltração do tecido celular subcutâneo por sangue que tendem a desaparecer em poucos dias com o auxilio de massagens e pomadas especificas .Alem disso , pode haver sensação de queimação , redução da sensibilidade e acumulo de pequenas quantidades de liquido na área tratada que desaparecem dentro das primeiras semanas após a cirurgia. E importante ressaltar que após a cirurgia observa-se uma quantidade de edema no qual 90 % do mesmo tende a regredir dentro do primeiro mês e o restante ate 6meses após a cirurgia , sendo variável de paciente para paciente .O retorno ao trabalho depende da extensão da cirurgia, nos casos de grandes áreas , o paciente terá de condições de retornar ao tralho em cerca de 10 dias , e de pequenas áreas em 3-5 dias , podendo ser variável de paciente a paciente.

Cicatrizes

As cicatrizes deixadas pela lipoaspiração são muito discretas, são em número variado, normalmente com cerca de 4-5mm de extensão e colocadas em locais muito pouco aparentes, como dentro do umbigo, do sulco mamário, nas laterais dentro da marca do biquini, etc., e normalmente sua presença não incomoda as pacientes.

Curativos, Modeladores e Drenagem Linfática

Após o terceiro ou quarto dia após a cirurgia é imprescindível a realização de drenagens linfáticas na área operada com o intuito de melhora a circulação , aliviar as dores e reduzir o edema local , colaborando para uma recuperação mais rápida do paciente e retomada das atividades laborais. Além disso, e imprescindível o uso de cintas modeladoras por um período de 60 dias e de uma espuma modeladora por um período de 20 dias , com a intenção de reduzir o edema , melhorar o contorno corporal e trazer mais conforto e segurança ao paciente.

Possíveis Complicações

Cada organismo reage de maneira diferente a cirurgia .A grande maioria dos pacientes atingem um resultado ideal, enquanto uma minoria tende apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independentemente do trabalho médico ter sido feito com o maior zelo, perícia e cautela. Entre esses resultados negativos que, felizmente, são raros, o(a) paciente pode apresentar:

1 irregularidades na superfície lipoaspirada

2 necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa)

3 embolia pulmonar gordurosa (raríssima)

4 perfuração de vísceras (raríssima)

5 flacidez de pele na região lipoaspirada

6 Infecção

7 Deiscência de pontos – abertura dos pontos realizados

8 Trombose venosa – coagulação do sangue dentro das veias

9 Complicações anestésicas – conforme o tipo de anestesia realizada – podendo acontecer alergia a medicamentos(choque anafilático), hipertermia maligna, cefaleia (dor de cabeca) pós peridural, etc..

10 Complicações estéticas: cada pessoa tem um tipo de cicatrização e são exemplos de complicações estéticas o aparecimento de quelóides, hipercromia de cicatrizes (escurecimento das cicatrizes), irregularidades da área operada, etc

11. embora muito raro ., pode haver necessidade de transfusões sanguíneas .Em isso ocorrendo, o(a) paciente receberá os esclarecimentos necessários para sua ciência e autorização para esta eventual reposição.

Recomendações Pré Operatórias

• Comparecer a DERMALIFE um dia antes da cirurgia para últimos esclarecimentos , fotografias e marcação cirúrgica.

• Comunicar até 2 dias antes da cirurgia, qualquer ocorrência, tal como gripe, indisposição, febre, período menstrual, etc.

• Internar-se no hospital/clínica, obedecendo ao horário indicado na guia.

• Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer,bem como AAS e ginkobiloba, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico (o que inclui também os diuréticos).

• Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia.

• Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros por um período aproximado de 2 semanas.

Recomendações Pós Operatórias

• Normalmente o paciente pode voltar ao trabalho em torno de 3 a 4 dias após a cirurgia em casos de lipoaspiracoes pequenas e médias, sendo que de 7 a 10 dias em caso de cirurgias grandes.

• Os primeiros dias são bastante doloridos principalmente quando a paciente se movimenta e quando ela toca o local operado, quando em repouso o desconforto é mínimo.

• Nos casos de lipoaspirações grandes, a paciente se sente bastante desanimada nos primeiros dias, como se estivesse se recuperando de uma gripe muito forte, é por isso que nessa fase a alimentação deve ser normal e sem restrições.

• Após esses primeiros dias, o inchaço já está estabilizado e começa a diminuir e a paciente ja começa a se sentir melhor e mais animada.

Nota Importante

Resultado final: O resultado final de uma lipo costuma ser melhor avaliado e visível após o 90º dia, idealmente, a avaliaçao final deve ser feita após 180 dias, podendo este esse tempo variar de paciente para paciente.

Retoque:

Toda cirurgia plástica traz em si a oportunidade do retoque, pois o cirurgião previdente nunca retira (ou coloca) nada em excesso, já que é preferível fazer um retoque do que ter que fazer um enxerto. Na lipo a possibilidade de um retoque é freqüente, devido ao fato da cirurgia ser realizada com o(a) paciente deitado(a) e no momento em que este(a) se põe de pé, a região lipoaspirada pode apresentar mudanças. A avaliação da necessidade de retoque é feita entre 4 e 6 meses da cirurgia.

Galeria de Fotos

Devido ao respeito as normas éticas estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina(CRM),que proíbe a exibição de fotos de pacientes do tipo pré e pós operatório , fornecemos o seguinte link com finalidade meramente ilustrativa:

http://www1.plasticsurgery.org/before_and_after_photo_gallery/?procedure=Liposuction

Animações em 3D

Clique no link e acompanhe a simulação da cirugia em 3D

http://custom.understand.com/asps/index.htm?iframesrc=http://content.understand.com/asps_2010.menu

Ir ao topo