Poros Dilatados

voltar

Os poros têm a função de regular a hidratação cutânea. O calor estimula a produção das glândulas sebáceas e, no caso de peles oleosas, essa produção excessiva de sebo faz com que os poros se dilatem, tornando-se mais visíveis.

Poros abertos podem ser sinal ainda de uma pele saturada, ou seja, repleta de resíduos de maquiagem, impurezas, células mortas, cravos e produtos utilizados no dia-a-dia, que muitas vezes apresentam fórmulas carregadas de óleo, que podem agravar o quadro.

A exposição solar também tende a piorar o problema com o passar dos anos. Mas, nada de desespero! Existem hoje alguns tratamentos a laser e peelings em consultório, que podem ser combinados ao uso de medicamentos que conferem excelentes resultados.

Além disso, a adoção de produtos específicos para uso doméstico associados a alguns hábitos diários de limpeza, também pode ajudar a minimizar o problema.

Fazer uma boa limpeza facial e retirar bem a maquiagem são fundamentais para prevenir ou, ao menos, adiar o problema. Na hora da limpeza, opte por sabonetes indicados para peles oleosas, em geral à base de ácido glicólico ou salicílico.

Durante o ritual de limpeza, evite usar materiais abrasivos como buchas vegetais, pois o atrito com a pele pode aumentar ainda mais os poros, deixando-os mais aparentes e suscetíveis às agressões do dia-a-dia. A esfoliação também deve ser feita de forma suave e, no máximo, duas vezes por semana.

Outra dica é não lavar o rosto com água quente, pois esse hábito dilata ainda mais os poros. Use de preferência água gelada quando lavar o rosto para contraí-los. O uso de loções tônicas ou adstringentes também pode ser indicado, dependendo da avaliação de um dermatologista.

Na hora de escolher o filtro solar – que deve ser utilizado diariamente mesmo por quem tem pele oleosa – evite produtos gordurosos ou espessos e dê preferência às apresentações em gel ou fórmulas oil free.

Quanto aos cremes de tratamento, só um dermatologista poderá prescrever os mais recomendados para a sua pele. Existem loções, por exemplo, que visam a reduzir a produção de oleosidade, além de promoverem uma leve esfoliação..

Para o make up, uma boa dica é usar um bom primer, que deixa a pele mais homogênea, disfarçando imperfeições. A base a ser aplicada em seguida deve ser livre de óleo e, para finalizar, vale lançar mão de um pó matizante.

Ir ao topo