Protetor Solar e Cuidados com a Pele

voltar

Verão é sinônimo de descontração, corpos bronzeados e sensualidade à flor da pele. O sol é o grande responsável por toda essa explosão de alegria, pois deixa a gente com aquela vontade de fixar residência na praia mais próxima. Apesar disso, o sol quente pode causar sérios danos à saúde por conta da maior incidência dos raios ultravioleta.

A Clínica não mede esforços em prol da saúde e do bem-estar de nossos pacientes. Queremos que as pessoas aproveitem as delícias do verão, sim, mas na medida certa.

O primeiro passo é estar bem informado. Por este motivo, preparamos uma série de dicas sobre cuidados e tratamentos adequados para manter a pele saudável no verão.

Cuidados especiais:

O mais importante, para a saúde do paciente, é a avaliação do dermatologista. Ele irá orientá-lo adequadamente, considerando as características da sua pele. Pessoas de pele clara, com histórico de câncer de pele na família, devem procurar o dermatologista pelo menos uma vez por ano.

Nunca saia de casa sem um protetor solar com FPS 15 (no mínimo), mesmo nos dias nublados. Não é exagero. Em dias nublados, 80% dos raios UV atingem o planeta, mesmo que você não sinta a ação do sol na pele.

Evite tomar sol entre 10h e 16h.

Use protetor solar compatível com a sua pele

Uma dica básica: quanto mais clara for sua pele, maior a proteção necessária

Pessoas com a pele muito clara, que dificilmente se bronzeiam, devem usar sempre os bloqueadores solares (com FPS superior a 20). Esses produtos criam uma barreira para a passagem dos raios ultravioleta. A mesma recomendação se aplica às pessoas de pele branca e sensível ao sol, mas que conseguem adquirir um leve bronzeado.

Se você tem a pele levemente morena, use protetores solares (com FPS entre 15 e 20), que servem para filtrar os raios do sol e permitem um bronzeamento gradual.

Quem tem a pele morena ou negra deve usar um protetor com FPS 15.

Em nome da sua saúde, não use bronzeadores solares (aqueles com FPS inferior a 15). Esses produtos não protegem a pele, apenas aumentam a produção de melanina (o pigmento que dá o bronzeado).

Em caso de exposição solar prolongada (algo que deve ser evitado), proteja também os lábios com protetor labial.

Complete sua proteção com o uso de roupas escuras, chapéu ou boné, e óculos escuros com filtro de proteção solar na lente.

Hidrate a sua pele

Excesso de sol resseca a pele. Daí a importância do hidratante, que auxilia na prevenção de queimaduras e mantém o bronzeado.

Use hidratante hipoalergênico. Não causa alergia e é bem refrescante. Sua pele merece!

Beba muita água. Esta dica, que parece tão óbvia, é igualmente importante para não desidratar a pele

Como aplicar o protetor solar

O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa e reaplicado a cada duas horas (caso você não caia na água nesse intervalo).

Depois do mergulho ou após secar a pele com a toalha, você deve reaplicar o produto.

Nuca, mãos, pescoço, rosto, braços, costas, abdome e pernas merecem doses generosas do protetor solar.

Pessoas de pele seca devem usar protetor solar mais oleoso. Já as que têm pele mais oleosa devem optar por um protetor de tipo mais cremoso.

Ir ao topo